Mais de 2 mil quilombolas, caiçaras e indígenas são atendidos pela Justiça Eleitoral no Paraná
Mutirão do TRE-PR levou serviços da Justiça Eleitoral até comunidades isoladas. Vinte e três municípios e mais de 2 mil pessoas tiveram atendimento no final de semana
Os fóruns eleitorais de 23 municípios paranaenses fizeram uma grande mobilização neste final de semana (23 e 24), das 9h às 17h. O objetivo foi facilitar o acesso a serviços da Justiça Eleitoral a comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras. A iniciativa inédita da Justiça Eleitoral acolheu 2135 eleitoras e eleitores em todo o estado, 272 deles em Guaraqueçaba, onde foi montada uma estrutura especial.
Em regra, o eleitorado de Guaraqueçaba precisa se deslocar até Antonina para receber atendimento. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, foi de barco até o local para acompanhar os trabalhos.
O desembargador Coimbra de Moura tem destacado que “a Justiça Eleitoral deve ir aonde o eleitorado está” e reforçou a importância da prestação de serviços. “Estivemos próximos aos quilombolas, caiçaras e indígenas. Nós somos servidores e assim o fizemos”, complementou.
A comitiva do TRE-PR foi formada pela Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi, coordenadora do projeto Cidadania Plena; Dr. Jonathan Cheong, juiz eleitoral de Antonina; Dr. Valcir Mombach, diretor-geral do TRE-PR; Dr. Josmar Ambrus, secretário da Presidência; e por servidoras e servidores da Secretaria do Tribunal.
Confira a relação completa de municípios participantes
Acompanhe a cobertura completa no Instagram e Facebook
Cidadania Plena
A ação faz parte do programa Cidadania Plena, que leva serviços para fora das instalações da Justiça Eleitoral. Por meio da iniciativa, pessoas internadas e profissionais vão votar dentro de hospitais e instituições de longa permanência. A campanha também mirou o Voto Jovem, com a emissão do primeiro título de estudantes nas próprias escolas.
Final de prazo
O eleitorado tem até 4 de maio para tirar o título ou resolver pendências para votar nas Eleições 2022. Todos os serviços da Justiça Eleitoral podem ser realizados pela internet. Basta acessar o Autoatendimento do Eleitor.
Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Fotos: Vilmar Chequeleiro
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube