Apresentação

A atuação da Secretaria de Auditoria Interna - SECAUDI, envolve a atividade de avaliação da governança, da integridade, da gestão, do gerenciamento de riscos, dos controles internos administrativos e do desempenho para o alcance das metas e dos objetivos declarados pelo Tribunal, bem como a atividade de consultoria, voltada a assuntos estratégicos da gestão, envolvendo os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos administrativos.

A SECAUDI reporta-se funcionalmente ao Conselho de Governança e, administrativamente ao Presidente do Tribunal.

A força de trabalho da Secretaria está distribuída entre o Gabinete, a Coordenadoria de Auditoria Interna, a Seção de Auditoria da Gestão, a Seção de Auditoria da Gestão de Pessoas, a Seção de Auditoria das Contratações e o Núcleo de Auditoria da Governança.

Os procedimentos estão disciplinados no Manual de Procedimentos de Auditoria, sendo as ações desenvolvidas a partir do Plano de Auditoria de Longo Prazo – PALP (quadrienal) e, do Plano Anual de Auditoria – PAA.

Do processo de auditoria destacam-se as fases: plano/programa de auditoria; relatório preliminar e relatório de auditoria.

O relatório de auditoria é um instrumento de gestão, pois serve de subsídio à tomada de decisão, uma vez que apresenta as conformidades, bem como as vulnerabilidades dos processos.

Missão

Aumentar e proteger o valor institucional, mediante a adoção de abordagem sistemática para a avaliação e melhoria da eficácia, eficiência, efetividade e economicidade dos processos de governança, de gestão, de gerenciamento de riscos e de controle, de forma a contribuir para o alcance dos objetivos.

Visão

Ser reconhecida como parceira, para o aprimoramento institucional, pelas unidades gestoras do TRE-PR.

Valores
  1. Comprometimento
  2. Imparcialidade
  3. Integridade
  4. Trabalho em Equipe